No âmbito das relações dos laços históricos de amizade e cooperação entre a CGTP-IN e a UNTA-CS, bem como entre os povos de Angola e Portugal, o Inovinter tem vindo a desenvolver em Angola, desde 2004, o projeto “Cooperar é Construir”.

Geograficamente, o Projeto “Cooperar é Construir” assenta na Escola de Formação Profissional e Sindical M’bidi Emílio, tão abrangente quanto a capacidade de intervenção disseminadora da UNTA-CS.

Como objetivo social e específico pretende-se, que com o projeto a qualificação dos Recursos Humanos angolanos.

A CGTP-IN e o INOVINTER pretendem assim contribuir para o desenvolvimento da formação profissional em Angola, colaborando com a UNTA-CS no reforço das competências dos profissionais nela envolvidos e, simultaneamente, efetuar uma reflexão conjunta que permita dinamizar/reforçar “uma cultura de formação”, baseada em referenciais comuns e que permita reforçar os laços de complementaridade/solidariedade entre as organizações sindicais, Organizações empresariais e instituições públicas, gerando sinergias que permitam as melhores práticas de formação, e simultaneamente melhorar o desempenho dos indivíduos, dos grupos e das organizações.

Em 2012, aquando da deslocação a Portugal de uma delegação da UNTA – CS foi assinado um protocolo que visa intensificar e aprofundar o projeto, competindo à CGTP-IN e ao Inovinter desenvolver as seguintes atividades:

• Conceber os programas de formação, conteúdos curriculares e organizar os recursos didáticos e pedagógicos, bem como os percursos formativos necessários à execução das ações de formação;

• Disponibilizar formadores/as da sua bolsa de formadores;
Contribuir para a atualização de competências dos/as formadores/as, bem como para o seu reforço e diversificação a novas áreas identificadas como prioritárias;

• Prestar assessoria técnica para a implementação e desenvolvimento da atividade do Centro de Formação Profissional e Sindical M’bidi Emílio, nomeadamente ao nível do desenvolvimento do modelo de organização e gestão e procedimentos operacionais;