O grupo de formandos/as do curso de Técnico/a Comercial teve a oportunidade de realizar uma série de visitas a alguns espaços da cidade do Porto. Gabinete do Munícipe, Paços do Concelho e Rota das Lojas Emblemáticas do Porto) foram alguns dos locais visitados pelo grupo, que considerou que a cidade do Porto reflete as mutações comerciais a que foi sujeita.
Se outrora o foco comercial se baseava na relação entre produtor e cliente (ex: os caixeiros viajantes), atualmente, no mundo da aldeia global, o foco encontra-se nas exigências do mercado (público-alvo).
Vivemos numa Era em que o mercado exige um atendimento personalizado por parte dos profissionais, qualidade no serviço prestado, polivalência e domínio de várias tecnologias de informação (atendimento presencial, telefónico e internet).
A cidade do Porto vive um grande “boom” turístico (marketing no turismo). À cidade acorrem milhares de turistas, influenciando por isso a sua economia e colocando-a como ponto de referência a grande rota do turismo internacional, exigindo adequação de produtos e serviços dimensionados às necessidades dos turistas.
Durante as visitas guiadas pelo nosso património Invicto, o grupo conseguiu absorver bastante contexto histórico, algo de que esta cidade tanto se orgulha.
Descobriram recantos escondidos que nunca tinham conhecido ou visitado anteriormente e pedaços de história importantes para os seus valores pessoais. Como sempre, uma visita bastante enriquecedora para todo o grupo.